10 tipos de passageiros que odeio nos autocarros de Lisboa

Ana Oliveira
3 min readFeb 18, 2018

--

Almirante Reis. Foto: Ana Oliveira

Nota: Escrevi bus e não autocarro para o título não ficar muito grande.

Ando de autocarro todos os dias e, de repente, dei por mim a odiar certos comportamentos de alguns passageiros. Decidi começar a anotar. Esta é a minha lista:

  1. Passageiros que ficam “mentalmente” na fila e depois a aguardar na frente a vez deles porque sabem quem estava “mentalmente” à sua frente. Sobre isto tenho muito a dizer. Primeiro, as filas existem por algum motivo e se todos ocupassem mentalmente um lugar na fila, seria complicado, porque o passageiro que estava a nossa frente seria o mesmo para todos ou então também nunca entraria porque estava à espera que a pessoa que estava à sua frente entrasse. E quem precisa de se sentar por estar grávida, ter certa idade, ou criança de colo, tem prioridade. Restantes pessoas… Temos pena. Fila!
  2. Pessoas que estão na fila e que esperam que o senhor que decidiu ir fumar entre porque estava primeiro. Coisas que não percebo…. Quem foi ao mar, perdeu o lugar… Aprendi isso no infantário e quando estou numa fila e quero ir fazer alguma coisa, penso nisso. Vale a pena perder o lugar? A vida é feita de escolhas…
  3. Pessoas que estão na fila mas depois quando chega o autocarro começam a entrar sem ordem. Então não sabem para que servem as filas???
  4. Aquelas senhoras mais velhas que querem passar à frente e vão ultrapassando disfarçadamente as pessoas. Parece que não somos educados. Se eu vir uma pessoa idosa, óbvio que deixo passar, como a maioria das pessoas… É rídiculo estarem a fazer este tipo de figuras que só demonstra falta de educação ou civismo…
  5. Aquelas miúdas irritantes que acham que têm um trabalho top (provavelmente são estagiárias) e ficam a falar super alto ao telefone sobre trabalho. Bem, eu sei que parece alto cena. Mas a maioria das pessoas que está no autocarro também trabalha e tem prazos, mails e mil e uma merdas. Ser profissional também exige algum sigilo relativamente aos processos da empresa. Há coisas que quem está à volta não tem saber… Nem quer. Temos mais com que nos preocupar… E epa… já apanhei mais do três vezes este tipo de pessoa… É estranho… E todas as vezes pareceu-me mais show off, do que realmente necessidade, urgência profissional. Às vezes parece que querem prolongar o telefonema, a conversa para o resto do autocarro ouvir..
  6. Pessoas que, entre vários lugares vazios, escolhem ir sentar-se ao lado da pessoa que vai com mil coisas… Ok, capricho meu. Mas irrita-me. Porque irem desconfortáveis quando há mais lugares? Don’t get it!
  7. Passageiros com pessoas ao lado que ficam a viagem toda ao telefone.. Tipo a alínea 5, mas aqui nem sempre é por show off. O problema é que é incomodativo. Às vezes queremos descansar ou seja lá o que for. Há tempo para tudo.
  8. Passageiros que se sentam em filas diferentes (embora com lugar ao lado) e depois ficam a conversar. Tipo… sentem-se ao lado um do outro. O resto do autocarro não quer participar na vossa conversa.
  9. Passageiros que vão de pé à frente com espaço atrás. Não sei é por esperança que alguém da parte da frente se levante para se sentarem, não sei. A verdade é que é super irritante porque quem quer entrar nem sempre tem lugar e, muitas vezes, há bué espaço atrás. Que tal a malta ser mais civilizada e pensar no coletivo?
  10. Pessoas que ficam a bloquear a porta quando alguém quer sair. Acho que não preciso de explicar o porquê… Especialmente quando têm mais espaço no autocarro e decidem ficar na porta.
  11. As senhoras que gritam como se fosse o fim do mundo porque o motorista não está a abrir a porta atrás. Este é mais engraçado do que irritante. É que é todo um escândalo, um fim do mundo. Entendo a preocupação. Às vezes nem foram elas a carregar no stop e só estão a querer ajudar, mas é um tom tão aflitivo que me dá graça e sem maldade, porque pelo menos isto sei que é com boa intenção. Na verdade faz-me sorrir e, por isso, tive que partilhar ❤

--

--

Ana Oliveira

Travel Editor, Content Producer & Social Media Manager.